quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Campeonato Brasileiro da Classe Optimist 2009 - Niterói


Após muito tempo, um ano hehehe, chegou o campeonato mais importante do Brasil e na minha raia! Depois de um ano de suor chegou a hora de ver o resultado. Dez dias antes do Brasileiro estava ventando bem, o normal do verão, 10 a 15 nós de sudeste leste. Depois de medições e reuniões, aberturas e blablabla o campeonato começou com a tradicional regata de abertura. Para não cansar, corremos apenas 1/4 da regata. O vento foi de 14 a 16 nós surprendendo os visitantes, que tinham a impressão de 5 nós em Niterói, o que é a pura verdade.
Após a regata de abertura, aí sim, começou o campeonato. O vento demorou a entrar em todos os dias...No primeiro dia eu estava super animado, tirei um 19, um 17 e um 25, estava em 31 no campeonato.
No segundo dia o vento foi um pouco mais forte, demorou a entrar, mas entrou com uns 8 nós. Na primeira regata eu escapei ( passei a linha de largada antes do tempo ) na segunda tirei um 26 e na ultima um 27.
No terceiro dia o vento continuou nos seus 8 nós. A primeira bóia da primeira regata do terceiro dia eu montei em 9 mas, terminei em 15. Na segunda tirei um 24 e na ultima um 41 estava cada vez mais desconcentrado. No quarto dia tirei um 31, um 51 e um 23. estava em 43 no campeonato. No último dia tirei um 53 e fui para 51...

RESULTADO: 51

PARTICIPANTES:160

Campeonato Estadual 2008 - Niterói CNC


O campeonato estadual da classe optimist de 2008 foi quase melhor do que Búzios pois além da alto nível do nosso estado, muitas pessoas de outros estados compareceram aumentando bastante o nível técnico e nos proporcionando uma grande oportunidade de conhecer novos amigos, uma das principais qualidades da vela.Ventos bons, de 5 a 18 nós tendo uma média de 10 por dia, como esperado da época!



RESULTADO: 44

PARTICIPANTES:106

Brasil-Centro Búzios 2008


Búzios: Um nome que está marcado na história da vela mundial, por seus ventos fortes e constantes.Foi uma exelente experiência de campeonato, simplesmente por ser a primeira vez que velejei fora do estado. Infelizmente não pude ir ao campeonato brasileiro em Foz do Iguaçu no começo do ano, por questões financeiras.
Não sei se isso me afetou muito, acho que não, porque se eu tivesse ido Foz, a ida a Búzios não teria sido tão magnifica, por ter mais estrutura, ser mais perto e ter ventos mais fortes. O campeonato em si, no quesito de organizações fora d'agua proporcionada pelo clube, não foi o melhor possivel, mas dentro d'agua foi eficiente tendo regatas bem montadas e na maioria das vezes no tempo certo.
No campeonato ficamos em uma pousada chamada Sable D´or, era boa, tinha piscina e quartos confortáveis.
Búzios foi sem dúvida e ainda é um lugar sensacional!
RESULTADO: 96
PARTICIPANTES: 160

Campeonato Estadual 2007 - Lagoa Rodrigo de Freitas


Novembro de 2007: Meu primeiro campeonato veterano, realizado na Lagoa Rodrigo De Freitas, apelidada criativamente pelos velejadores da Lagoa hahaha. É visivel na foto que há pouco vento. Para mim, na época, um tédio, mas hoje em dia um dos lugares de que mais gosto de velejar... Porquê? O tédio da falta de vento é compensado pela rápida e estrondosa mudança de vento, o que chamamos de rondada. Com rondadas "estrondosas" a regata fica divertida pois cada mudança de vento, rondada, muda completamente as colocações da regata, o que deixava em aberto, exige muita concentração, mas vale a pena. É uma pena que poucos,pouquíssimos, velejadores não tenham a mesma opinião e ainda acham essa raia um tédio.
RESULTADO: 60
PARTICIPANTES: 75

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O começo!


Faz muito tempo, muito tempo mesmo... Me lembro bem quando tinha meio metro de altura...Não sabia nem o que era uma vela, além de já ter velejado diversas vezes, por causa de uma leve distração ( leve, hahaha )!
Velejava somente em função de amigos, me lembro que levava para velejar uma enormidade de lanches e doces, mas na verdade não era para mim, ou melhor, não era eu que comia... Distribuia tudo com meus amigos e não sobrava nada para mim... hahaha
Felizmente eu não me chateava com isso e até me sentia bem em distribuir os "lanchinhos". Resultado para mim definitivamente não era o importante!Eu até gostava de andar naquele pequeno barco ( não que ele tenha crescido, hehehe ), o Olho Esperto, como você pode ver ao lado direito da foto está escrito.
Tive vários técnicos... Meu "começo" se baseia em um curso de vela em 2005 no Projeto Grael... Era mais uma colonia de férias, com gincanas, etc...Somente no ultimo dia que entramos em ação. Eu adorei! Dar aquele simples passeio em torno da Baía de Guanabara foi realmente chocante. Logo depois, no início de 2006, eu e meu irmão Daniel fizemos uma "escolinha" no JIC-Jurujuba Iate Clube com a técnica Fernanda Hoffmman, Samuel e Jonatas. Não gostei muito porque o curso era de manhã e de manhã em Niterói não venta nada, então era um tédio ficar sob o sol quatro horas dentro de um barquinho que eu nem sabia manusear... Não estava animado, era perceptivel, meu irmão até desistiu e foi jogar tenis. Então meu pai decidiu que era melhor eu trocar de clube ( um clube com mais pessoas ). Então fui para o CNC-Clube Naval Charitas ( meu clube até hoje ) e fiz o "segundo curso" da escolinha. Me animei na troca de clube, pois encontrei novos amigos, como o planejado. Não fiquei super motivado, mas melhorei. Depois virou rotina ir todo sábado e domingo ao CNC para velejar... Eu, além de velejar, também, como meu irmão, jogava tênis... Para preencher o vazio que eu ainda sentia... Corri o Estadual de 2006 com o Olho Esperto, essa é a época dos lanchinhos, hahaha. Corri como estreante ( a regata é separada em duas formas: veteranos e estreantes. Os veteranos são os que já correram um Estadual e os estreantes são os que estão no seu primeiro Estadual. Eles não correm juntos, correm em raias, lugares, diferentes. É mais ou menos isso ) e fiquei em último.
Em 2007 ocorreu um exelente motivo para eu me reanimar. O campeonato Sul Americano da Classe Optimist, que foi sediado no meu clube o CNC. Pessoas de vários paises do continente e domundo juntas velejando, me fez pensar em estar no lugar deles, o que me motivou muito. No campeonato, para que os estrangeiros não tenham que transportar um barco, o que seria muito caro, são alugados barcos feitos no local, barcos novissimos (zero bala) e após serem usados no campeonato são vendidos. E aí então ele, meu pai, comprou um barco o que me animou mais ainda! Esse é o meu começo, não foi o melhor de todos, mas...
FOTO: Leonardo Lombardi, 08/08/06 - Lagoa Rodrigo de Freitas
Fotografo: Gylson Vicente